Deixe seu recado aqui!

Seguem nossas considerações acerca das obras de Cândido Portinari, apresentadas num varal de imagens (penduradas em cordão barbante, junto a cordéis e poesias populares), acompanhadas da leitura das duas primeiras páginas do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos.

Totalidade dos textos em processo de digitação.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007


Retirantes

O Sol avermelhado como se fosse brasas. Nenhuma nuvem no céu. A terra com nenhuma planta, com nenhuma vida. O desespero de uma família por ver seu filho pedir um pão e não poder dar. Mas a esperança e a fé tomam conta dessas pessoas sofridas e excluídas que vão para a cidade em busca de um dia melhor, de um futuro descente, mas lá passam mais sofrimento, mais dor e nunca perdem a esperança de que o amanhã possa ser melhor. E quando sabem que chove no sertão, voltam felizes e esperançosos de que todo esse sofrimento possa passar.

Ana Laís Freire Rocha.
.........................................................................................................................................................................
O sertão deserto, sem ter se quer um mandacaru, sem ter se quer um animal. A seca toma conta de tudo. O que se ver é apenas uma família de retirantes que sai à procura da esperança de um novo amanhã sorridente, onde comeriam até ficarem fartos, mas para alguns o destino é triste e cruel e a realidade nem sempre é agradável. O sofrimento desses retirantes é enorme, tão provável que estão viajando em busca de um lugar melhor de se viver, um lugar mais alegre onde se tenha água, onde se tenha alimento, onde não haja sofrimento, onde não haja tristeza, onde valha à pena cada minuto de vida.

Sheila Maria.
........................................................................................................................................................................
Esse quadro retrata uma triste realidade de pobreza, miséria e fome. Uma família aparentemente nômade, sem direção, num deserto. O retrato de uma morte vivida. O céu obscuro realça a realidade que o pintor pretende expressar. A pintura repassa a dor de ver uma família sofrer e ninguém da sociedade procurar alterar.

Thereza Thom.
.........................................................................................................................................................................
Uma família buscando um futuro melhor

Uma família sem ter o que comer, morrendo aos poucos, passando necessidade, em um canto sofrendo. Crianças perdendo suas forças, procurando o que beber, desidratadas.
O sertão. Um lugar que não tem como sobreviver. Todos com fome; seus pais tomam iniciativa buscando novas terras, preocupados, desiludidos por não terem nada.
Sem destino, vão em busca de uma vida melhor para parar de verem seus filhos sofrendo nesse canto que não há nada a oferecer, passando bastante dificuldade de não terem uma vida melhor.

Renata Gomes.

Nenhum comentário: